Links destacados facilitam a acessibilidade digital

Eliminar toda e qualquer barreira na web é o principal conceito da acessibilidade digital. O ecossistema web precisa ser projetado para que todas as pessoas encontrem informações, saiba como navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas e isso inclui os links.

Mais que criar esses links, as empresas precisam atender uma parcela da população que apresenta algum tipo de dificuldade, como aponta uma pesquisa mundial da Click-Away Pound:  69% dos consumidores online com certo grau de deficiência desistiram de permanecer em sites que consideram difíceis de usar devido aos efeitos de sus limitações, incluindo não encontrar os links certos.

Para ilustrar o quanto essa falta de cuidado das páginas pode impactar nas vendas, a mesma pesquisa mostrou que  86% deste total que abandonou uma página por não conseguir acessar o link corretamente teriam provavelmente efetuado a compra caso o acesso estivesse facilitado.

Para Boby Vendramin, Diretor de Marketing e Mídia LATAM da Purple Lens, todos os links precisam seguir boas práticas, como estar inserido em algum texto ou frase que tenham relação com a publicação, porém esses atalhos de navegação que direcionam o usuário, precisam ser encontrados facilmente:

“Essa responsabilidade é maior em páginas que desejam interagir com visitantes com alguma limitação visual, por exemplo. Muitos links, mesmo com frases bem feitas, nem sempre se destacam na visualização e podem complicar pesquisas de muitos internautas com problemas de visão”.

Sites abandonados por falta de acessibilidade, perdem relevância
Para o especialista, links atraem mecanismos de pesquisa e trazem relevância e autoridade para uma página e criam autoridade, mas quando acontece essa debandada de pessoas que desistem de permanecer em sites nada inclusivos, a perda de relevância é questão de tempo.

“Os links são atalhos de navegação que direcionam o usuário e precisam ser fáceis de serem encontrados. Essa responsabilidade é maior em páginas que desejam interagir com visitantes com alguma limitação visual, por exemplo. Muitos links, mesmo com frases bem feitas, nem sempre se destacam na visualização e podem complicar uma navegação rápida”.

Plugin cria destaque para qualquer link na página
Para facilitar a visualização e a interação, os plugins de acessibilidade são perfeitos, principalmente para quem possui dificuldade de visão ou com o mouse. Isso pode ser sanado sem alterar a estrutura da página:

“ É fundamental para quem está procurando fazer um cadastro ou encontrar o link para pagamento, por exemplo, ter essa informação com clareza”.

Ao invés de ter o link “leia mais”, que seria incorreto, é possível colocar o link em uma frase, que não redundante, como “clique aqui para comprar”. No entanto, se a página não destacar onde está o link, toda ação se perde:

“Cabe às páginas entregarem uma solução que destaque os links, com o uso de cores diferentes, usando contraste com a cor de fundo, que já faz uma grande diferença para internautas com alguma deficiência” finaliza o especialista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Verificando...